Reader Comments

Psoríase

by viviane santos (2018-08-30)


Psoriase O Que É?

Se você tem psoríase, você não está só. Milhões de pessoas vivem com esta condição crônica (longo tempo). Tratamento também pode contemplar um dos métodos ou combiná-los, mas sem esquecer da terapêutica coadjuvante: uso diário de cremes com ativos hidratantes e ceratolíticos como a ureia, lactato de amônio e ácido salicílico que são fundamentais para a restauração da pele.

A psoríase é considerada uma doença sistêmica, inflamatória e autoimune, ou seja, é um processo inflamatório que afeta principalmente a pele e articulações, e que pode atingir também outros sistemas e órgãos, levando a alterações metabólicas do colesterol, triglicérides, resistência a insulina, obesidade, risco cardiovascular, etc.

A psoríase eritrodérmica afeta corpo todo (cerca de 75% ou mais) e é caracterizada por manchas vermelhas (que ardem e coçam muito) e por manifestações sistêmicas, entrando no organismo e podendo atingir locais diferentes e fazendo surgir diferentes sintomas.

A segunda também pode afetar todo corpo, inclusive mãos e pés, e apresenta eritema, formação de pústulas (acúmulo de glóbulos brancos) e descamação da pele, podendo causar febre e leucocitose em sua fase aguda (Rodrigues e Teixeira, 2009, Levine e Gottlieb, 2009).

Mas logo que apareceu na minha pele sofri bastante até descobri do que se tratava, foi um sofrimento, fiquei com minhas duas canelas horríveis no ano passado, por volta de uns 7 meses direto e tratava como alergia, até encarar e usar uma pomada para psoríase, e sumiu da minha perna.

Quando era criança tinha muitos problemas em casa e volta e meia apareciam feridas na minha pele, a maioria das vezes nas orelhas, lembro que minha mãe passava pomada mas demorava muita pra curar, a 4 anos atrás eu estava em uma fase muito difícil da minha vida e der repente apareceram feridas nas minhas pernas e braços começaram bem pequenas e muito rápido estavam enormes e cheias de escamas, fiquei horrível procurei um médico dermatologista que me receitou varios remédios e pomadas pra micose que não resolveram nada pelo contrário só pioraram, procurei uma outro que me disse que eu tinha psoríase e me receitou apenas 1 pomada e mandou que eu tomasse bastante sol e procurasse uma ajuda que meu problema era emocinal foi que eu fiz, demorou um pouco pra que eu melhorasse mas graças a Deus agora estou bem tenho sempre aquela pomada em casa tomo sol sempre que posso e mais importante tento sempre estar tranquila e não levo mais desaforo pra casa.

A Avaliação da gravidade da psoríase em placas em brasileiros em acompanhamento ambulatorial em centros de referência” (Appisot), realizada pelo laboratório Janssen, analisou 877 pacientes em tratamento em 26 centros no país. Isso não significa que uma pessoa com uma lesão decorrente de psoríase vai enfartar, mas sim que pacientes com formas graves da doença correm um maior risco de ter algum problema cardíaco ou psicológico”, diz Romiti.

Se indivíduo possui psoríase, as células T terminam atacando células com saúde da pele, como se fosse fazer cicatrização da ferida ou tratamento da infecção. São utilizados cremes para amenizar, para fazer limpeza na pele e medicamentos para diminuir crescimento das células.

Para resumir, aqui estão alguns tratamentos bastante utilizados em caso de psoríase. Aparece como fissuras e rachaduras nas palmas das mãos e nas solas dos pés, além de manchas escamosas ou em um número reduzido de placas bem definidas. Os médicos podem, também, tratar placas específicas da pele diretamente pelo uso de um laser que foca a luz ultravioleta (chamado terapia com excimer laser).

Para situar vocês no assunto, trata-se de uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita como tratar a psoriase de fatores desencadeantes para seu aparecimento ou piora. A psoríase é uma doença de pele crónica que pode assumir diferentes formas.





ISSN: 1946-1879